Campanha: Salve a Serra do Curral

Campanha: Salve a Serra do Curral

 

A implantação de um corredor ecológico que promova a conectividade entre os ecossistemas naturais e possibilite a dispersão de espécies, recuperando áreas degradadas de Mata Atlântica e Cerrado, para impedir a exploração econômica de qualquer espécie na Serra do Curral.

Por que isso é importante?

A Serra do Curral é o símbolo de Belo Horizonte! Ela integra o maciço da Serra do Espinhaço e é um importante marco geográfico, histórico e paisagístico do país. Eleito na década de 90 como símbolo de Belo Horizonte, hoje é uma área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Atualmente a Serra do Curral é uma área de proteção ambiental e abriga várias espécies em extinção, além dos seus remanescentes de Mata Atlântica, Cerrado, Campos Altimontanos e significativos mananciais de água. No local, existe uma grande preocupação com a reprodução das espécies e com os riscos advindos da proximidade com a região urbana.

O que está acontecendo com a Serra do Curral? 

A Serra do Curral está sendo ameaçada pela ambição e irresponsabilidade do homem, tendo sido palco de incêndios, focos de mineração e exploração econômica do estacionamento do Parque das Mangabeiras, com a derrubada de árvores e a realização de mega shows. 

Além disso, também são realizadas intervenções no prédio do antigo Hospital Hilton Rocha, visando a construção de um novo edifício que impedirá a criação do Corredor Ecológico, que ligaria o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça ao Parque Estadual da Baleia. 

Para ser ter uma ideia, o imóvel passará a ter um novo prédio de 7 andares, com um comprimento total de 270 metros e com área construída de 35 mil m2. A título de comparação, trata-se de uma área muito maior que o dobro do espaço que existe atualmente, considerando que hoje são 107 metros de comprimento! 

A destruição ambiental já está ocorrendo com a derrubada de árvores, evasão de animais silvestres, problemas na reprodução de animais já em extinção, risco de contaminação de nascentes e outros danos irreparáveis à natureza e futura gerações. 

O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à manutenção da qualidade de vida e da saúde da população, pois deve estar destinado à posteridade, por ser um direito e um dever entre gerações, impondo-se ao Poder Público e à coletividade a obrigação de defendê-lo e preservá-lo.

Com a criação do Corredor Ecológico da Serra do Curral poderemos restabelecer a conectividade para favorecer o deslocamento das espécies de um ecossistema para o outro.

FONTE:www.obugio.org.br