Privatizar o Saneamento: NÃO!!!

Privatizar o Saneamento: NÃO!!!

O Brasil assiste a uma retomada do discurso privatista que reverberou pelo país nos anos 90. Agora o alvo é o saneamento e as empresas estatais estaduais.

Os argumentos são os mesmos que justificaram a venda das teles: má gestão das estatais e prestação de serviços de qualidade ruim.

Não podemos, enquanto cidadãos e usuários, aceitar essas desculpas esfarrapadas e distorcidas.

Se temos má gestão, precisamos exigir dos próprios políticos que indiquem para direcão dessas empresas gestores preparados e técnicos que profissionalizarão a administração dessas organizações.

Saneamento não é um bem supérfluo e não pode ser tratado como um negócio ou como um ativo que pode ser transformado em créditos para abater dívidas de origem duvidosa.

Saneamento é saúde e precisa ser assumido pelo estado. Um povo sem saneamento não terá condições de ter educação, cidadania e desenvolvimento.

Não serão as empresas privadas que se preocupam primeiramente com os lucros que irão acabar com o deficit do saneamento no país.

Nao serão as empresas privadas que investirão bilhões de reais para ampliar os serviços e, ao mesmo tempo, manterão os subsídios para famílias de baixa renda.

Sabemos que isso não é verdade!

Vender a Cedae não resolverá os problemas estruturais do Rio de Janeiro.

Isso é uma grande mentira e uma cortina de fumaça que joga nas costas de empresas estatais uma responsabilidade que é dos politicos.

Nosso Brasil precisa é de políticas públicas para ampliar a oferta de água e esgoto tratados.

Nosso Brasil precisa de empresas publicas fortes e bem geridas para levar saneamento e saúde para todas as pessoas.

Saneamento não é negócio mas um direito de todos os brasileiros e o estado precisa cumprir seu papel de oferecer esses serviços com qualidade e preços justos!⁠⁠⁠⁠

Leia também:

O bem de todos acima do interesse pessoal

CEDAE-RJ: privatização é condicionante para ajuda do Governo Federal ao Estado

ASSEMAE: em defesa do protagonismo municipal nos serviços de saneamento

Como reduzir gases corrosivos como o H2S nos sistemas de esgotamento sanitário

Água mineral de garrafa: os perigos da contaminação

Palavra cruzada

Tarifas de água e esgoto são altas no Brasil?